PRONATEC – Cursos 100% gratuitos

Os cursos da Escola Técnica UNIFACS são 100% gratuitos, já vêm com material didático exclusivo da ETB (Grupo Abril Educação) e são oferecidos através do PRONATEC, programa que foi criado pelo Governo Federal em 2011 com o objetivo de facilitar o acesso de jovens brasileiros ao ensino profissionalizante de qualidade. O PRONATEC (Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego) funciona disponibilizando Bolsas-Formação gratuitas para jovens que já terminaram o ensino médio. Por isso, é a oportunidade ideal para quem quer iniciar uma carreira profissional com o objetivo de ingressar rapidamente no mercado de trabalho.

Quem pode se inscrever?
As Bolsas-Formação do PRONATEC se destinam a jovens brasileiros que já tenham concluído o ensino médio, dando prioridade para os estudantes que vieram da rede pública ou que foram bolsistas na rede privada. Porém, todos com ensino médio completo podem se inscrever. A inscrição nos cursos deve ser realizada pela internet, através do SISUTEC.

O que é o SISUTEC?
SISUTEC é o sistema que o Ministério da Educação utiliza para distribuir as vagas cadastradas no PRONATEC para os jovens interessados. Portanto, para fazer um dos cursos 100% gratuitos da Escola Técnica UNIFACS, você precisa participar do processo seletivo do SISUTEC. É no momento da inscrição neste processo seletivo que você irá indicar o curso escolhido e a UNIFACS como instituição onde deseja se profissionalizar.O processo seletivo do SISUTEC é realizado duas vezes ao ano, sempre no início de cada semestre letivo. Para saber sobre os períodos em que eles acontecem, fique atento ao nosso site, pois estaremos sempre informando por aqui (Para ser comunicado quando o próximo processo seletivo for aberto, faça seu cadastro clicando aqui).

Como funciona?
A inscrição para o SISUTEC é gratuita e é feita pela internet. O SISUTEC não aplica prova. Ele utiliza a nota do ENEM, por isso é importante fazer o Exame Nacional do Ensino Médio. No final do período de inscrições, o SISUTEC selecionará os candidatos mais bem classificados dentro do número de vagas ofertadas. Se você não realizou o ENEM, ainda assim é possível participar do processo seletivo do SISUTEC. Isso porque, caso não sejam preenchidas todas as vagas na 1ª chamada, o SISUTEC poderá conceder as vagas restantes para candidatos sem nota no ENEM.

Depois do SISUTEC, não esqueça a MATRÍCULA.
Se você for selecionado pelo SISUTEC, lembre que o processo não termina aí. Ainda é preciso realizar a matrícula na UNIFACS. Aqueles que perderem o prazo da matrícula, infelizmente terão a vaga cancelada pelo PRONATEC. Por isso, depois de ser selecionado no SISUTEC, é muito importante ficar atento ao site da Escola Técnica UNIFACS. A cada processo seletivo, você encontrará aqui as informações sobre prazo, horário, local e todos os procedimentos necessários para a matrícula. Assim como o curso e o material didático, a matrícula também é 100% gratuita.

Pronatec - Programa Nacional de acesso ao Ensino Técnico e Emprego
UNIFACS - Universidade Salvador